quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Receita de pápa caseira para psitacideos


Read this post in english here.

Nada de bledines como tenho lido por aí ou cerelac LOL

Partindo do principio que quando estão com os pais comem o que estes lhes dão, o básico são as sementes e em alguns casos, a pápa de ovo. Pronto, tão simples como isto.

O que se usa tem de contemplar hidratos de carbono, proteínas, vitaminas, sais minerais. Já experimentei várias receitas mas a que funciona melhor é esta. Eu faço meio por meio, aveia descascada porque já vem descascada e é bom para os pequeninos, pápa de ovo simples ou pápa de ovo com frutas desidratadas e camarão, se usar só a pápa de ovo simples, junto-lhe soja fina desidratada. Juntar e triturar na picadora até ficar em pó, seguidamente peneirar para um recipiente. Esta base pode ser guardada sem se estragar, num recipiente fechado ao abrigo da humidade e das traças. Ter em atenção a validade quer da aveia, quer da pápa, quer da soja, etc.

Na altura de preparar, aquecer a água previamente fervida por 5 minutos. Vamos supor que se trata apenas de um pássaro. Uma colher de sopa do preparado e vai-se juntando água até fazer uma papinha cremosa nem muito liquida nem muito grossa. O ideal é passar na varinha mágica. Esta quantidade dará para mais que uma refeição, o resto pode ser guardado no frigorífico após arrefecer, durante 24 horas não se estraga. Vantagens da pápa caseira :)

Na pápa da manhã pode juntar-se maçã cozida (um pedacinho pequeno, metade de 1/4 ou menos) porque ajuda a regular o transito intestinal e ajuda a fazer melhor a digestão, já que a desvantagem desta pápa caseira (entre outras) é a difícil digestão, na ausência de maçã também pode juntar-se papaia.

Ao longo do dia pode-se juntar a esta pápa base, um bocadinho de agrião, bolacha maria em pequenas doses ajuda a melhorar o sabor, banana também :)

Se tiverem alguma coisa para as crias como o tabernil cria, promocria, etc... podem pôr a proporção na altura de servirem a pápa, como é um pó, mexe-se com a colher e dilui-se bem. Tem vitaminas e sais minerais. Há casas que até vendem as saquetas da tabernil cria a vulso o que facilita a coisa. Outra alternativa é um multivitaminico e mineral liquido para pássaros que também se coloca à proporção e na altura. Depende da situação e da emergência.

Esta pápa não substitui uma boa pápa de compra como as da Nutribird ou Tropican, etc, nem recomendo que façam dela um exemplo, deixando de comprar. É apenas uma forma de alimentarem um agapornis ou caturra, etc, numa emergencia, caso não possam recorrer a uma pápa de compra. Há muitas asneiras a serem ditas na net, como dar biscoitos de gato e papinhas de bebé entre outras, por isso resolvi por conta própria experimentar uma papinha. Experimentei esta receita durante toda a fase de criação à mão (40 dias) em 8 pássaros, nenhum morreu, nenhum ficou doente, no entanto o que notei é que levavam sempre mais tempo a digeri-la e fica sempre a preocupação no ar, será que é equilibrada? Será que não é? O teste foi feito com sucesso e serve perfeitamente como disse, para uma emergência, um fim de semana, ou um feriado, ou uma situação em que não se consiga dispender  10, 12, 14 euros num frasco de pápa. Um dia, uns dias, não por sistema, ok?

2 comentários:

Jomano disse...

Silvia nao deixa de ser boa a sua receita,mas é mais uma entre varias existentes,discordo apenas quando fala contra a Cerelac, eu comecei a alimentar as minhas primeiras aves á mão com o Cerelac Multi-frutos,pois na altura não havia á disposição as papas que hoje existem.Por experiência pessoal ao longo dos anos fui eliminando varias marcas e receitas que experimentei, tal como você e hoje recomendo a Tropican da Agen é a que uso e não quero outra.
jomano

Silvia Agarus disse...

É a que uso também :) Já experimentei, posso dizer que todas as que encontrei à venda e a melhor em termos de qualidade/custo é de facto a Tropican da Hagen.
Não sou apologista da lactose na alimentação dos pássaros porque é anti-natura, daí ter criticado o uso de cerelac, tal como já critiquei a nova tabernil cria mas que à falta de melhor continua a ser um suplemento importante na alimentação dos bebés.