quinta-feira, 18 de março de 2010

Dia de Descanso

Depois de dois dias bastante exaustivos a catalogar pássaros, além de todo o trabalho diário, hoje resolvi descansar. Descansar óbviamente que se traduz, em fazer outras coisas que ficam por fazer nos outros dias LOL... rico descanso ;)

Ontem os meus meninos mais velhos foram para a gaiola normal, o Licas era para ter ido mas não gostou nada de ter de sair do quentinho, por isso voltei a por na incubadora. Passaram 7 para a gaiola e ficaram 3 na incubadora. O Piriri ainda precisa de mais tempo para poder acompanhar os outros. Saiu do ninho muito cedo para o tamanho que tinha e criado à mão nunca tem o mesmo desenvolvimento que teria se fosse criado pelos pais, apesar de talvez até comer mais. Não sei explicar isto mas que é verdade é, os passarinhos criados à mão por norma têm menos peso e são mais pequenos. Contudo a minha opinião é que se tornam mais resistentes, além de treinarem o cérebro por interagiram connosco e por brincarem e explorarem territórios que os outros nem se atreveriam.

Muitas dos problemas comportamentais de certos casais de agapornis, como por exemplo, arrancarem as penas aos filhos, podem ser resolvidos com brinquedos dentro da gaiola, e esta heim? Também não sabia, mas o que é certo é que os meus casais que foram criados à mão têm com que se entreter na gaiola pois foram habituados desde pequenos e fiz questão de manter-los nas mesmas condições que tinham aqui em casa, nunca fizeram mal algum aos filhos. O problema é pôr brinquedos em 157 gaiolas de criação.... e já agora porque não há filhos e enteados, os voadores também tinham de ter e aí eram mais 30 gaiolas... fora as individuais/temporárias só de um pássaro que são mais 32... e pronto, já dá para perceber porque é que as gaiolas dos casais e não criados à mão não têm brinquedos não é? ;)

sábado, 13 de março de 2010

Passarinhos que estou a criar


Deste grupo de 10, apenas se encontram disponíveis para adopção 1 Edged, 1 Acqua e 2 Green (um de face laranja e um de face vermelha).

A nossa incubadora


A incubadora que usamos é assim. Aquece a 30º com a ajuda do calor dos pássaros (quantos mais, maior é a temperatura) pode ir até aos 35º. Tem uma resistencia em cima, protegida com uma rede. Do lado direito tem uma porta fechada, onde tem a ligação ao termostato na parte de cima e um espaço para os passarinhos dormirem na parte de baixo, contudo tenho essa secção sempre fechada pois o espaço aberto "rouba" temperatura à caixa.

Durante este ano estou a poderar outras hipoteses, mas ainda não sei qual será. De certo não me está nada a apetecer gastar 300 euros numa que eu vi, quase, quase perfeita. O mais certo é fazer uma ao meu gosto com a ajuda de amigos que percebem disto ;)