quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Canini, o Terapeuta de Penas, Introdução à AAA e TAA

O video mais recente da Agarus.

Os animais sempre tiveram um papel importante na vida do homem. Começaram por servir para manter a sua sobrevivência, desde o inicio dos tempos, através da sua carne, leite, peles, ossos, ovos, etc. Hoje em dia, gosto de acreditar que o homem está a caminhar para outro nível, em que a sua sobrevivência não depende dos animais como alimento. No entanto estes continuam a ter um papel importante na nossa vida. 
Rendemo-nos ao fascinio pelos animais, por meio do intelecto e também pelo sentimento que eles geram na maioria dos seres humanos.
Estudos recentes têm mostrado que o uso de animais tais como, cães, gatos, pássaros, cavalos, burros, golfinhos, etc., representa um contributo importante para o bem-estar social e psicológico das pessoas.   
Gostaria de vos deixar um pequeno PDF sobre como as aves podem de facto cuidar de nós e melhorar a nossa vida simplesmente através do seu contacto.
Tive a oportunidade de testar tanto a AAA (Actividade Animal Assistida) como a TAA (Terapia Animal Assistida) em doentes com alzheimer e depressivos. Em idosos e crianças. Tendo criado algumas das minhas aves especificamente para o contacto com pessoas idosas, ou com paralisia cerebral, ou crianças, ou pessoas com depressão, com resultados muito satisfatórios.

Uma ave não é apenas uma ave. Não é apenas ter uma ave, ou cuidar de uma ave. Pode ser o nosso terapeuta, pode cuidar de nós também :)


http://www.foc.com.br/Artigos/artigo_Aves_Terapeutas_-_A_presenca_das_aves_na_terapia_animal_assistida.pdf 

Sem comentários: