segunda-feira, 22 de julho de 2013

Quando os Pais Bicam os Filhos

Tanto tempo de blog e temo que ás vezes me esteja a repetir com certos assuntos mas espero que não.
Aqui à dias o meu amigo Luis Faria, estava com uma situação com um dos seus casais, em que os pais arrancam as penas ao filhote. Ora, todos fazem isso, uns mais outros menos, o problema é quando se torna uma obsessão, ao ponto de ficarem as crias sem penas e muitas vezes também feridas, que é o que vem a seguir a arrancar todas as penas que conseguirem, passam para o bicar a pele. E porque é que os agapornis fazem isso perguntam vocês? A minha resposta não é absoluta, nem a mais certa mas por aquilo que já experimentei, diria que é falta do que fazer :) eles ficam aborrecidos e começam a fazer algo que tanto gostam numa coisa nova, ou seja, "roer", entreter-se, brincar. Já aqui tinha falado que os agapornis precisam de ser bastante estimulados, precisam de brincar bastante e ter vários desafios porque faz parte da sua personalidade. Quando lhes oferecemos brinquedos ou desafios, como queiram chamar, a obsessão começa a diminuir claramente, até que pára. Não pode é ser um brinquedo qualquer, tem de ser desafiante, tem de ser algo que eles gostem muito. Vá pensem como um agapornis da próxima vez que forem comprar ou fazer desafios para eles :)

Baloiços são sempre interessantes se eles estiverem habituados a brincar neles desde pequenos, senão ainda leva um certo tempo a acharem piada a isto. Para estimular, podem pendurar sininhos ou bolinhas coloridas, ou até molas de madeira da roupa, ou cordeis próprios para roer.
Todos estes brinquedos eles costumam adorar porque são óptimos para destruir. Horas e horas de diversão e quanto mais embrulhados melhor.

Ginásios, são também uma boa opção mesmo que as aves estejam a criar em gaiola fechada há ginásios que são fáceis de montar por peças dentro de uma gaiola espaçosa.


Bola dispensadora de guloseimas. É uma inovação muito interessante, podem pôr várias coisas lá dentro, inclusive se não quiserem pôr guloseimas, podem pôr palha, espihagas de milho painço aos bocados, biscoitos de aveia, etc... horas de horas de diversão.

Quanto mais melhor, este tipo de brinquedo faz as delicias dos nossos amigos, vários objectos em novelo.

As opções são um mundo para descobrir mas muitas vezes eles gostam de coisas mais simples. Alguns agas não habitados a objectos destes, ficam meio assustados quando o brinquedo é muito chamativo, com muita cor, ou muito grande, nesses casos, aconselho a começar mais de leve, talvez com alguns deste género que até se podem fazer facilmente em casa.





E é tudo por hoje, beijinhos, abraços e pius!

Sem comentários: