quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Como domesticamos os nossos Agapornis

Os nossos passarinhos são um misto equilibrado :) conservam a sua raça, a sua personalidade e são ao mesmo tempo mansos/domesticados/humanizados, como preferirem chamar.

Sei de métodos que tornam os agapornis muito mais dependentes mas será que é a dependência que procuramos no nosso amigo? Queremos um boneco ou um amigo com personalidade própria que gosta de nós e quer ser nosso companheiro?

São assim os agapornis criados à mão na Agarus! Aves grandes em corpo pequeno, cheias de personalidade e que sabem como demonstrar o quanto gostam de nós! Aves que qualquer pessoa se orgulha em ter! Aves do amor que amam e se fazem amar!

Alimentação

Até agora segui duas tabelas de alimentação:

A primeira foi:

20-29 dias = 8h-13h-18h-24h
30-38 dias= 8h-16h-24h
39-44 dias = 8h-24h
45 dias = 8h ou ás 24h

Mas a certa altura tive necessidade de me guiar por outra tabela:

1-4 dias = 2h em 2h
5-7 dias = 3h em 3h
8-14 dias = 9h-13h-16h-20h-23h
15-24 dias = 9h-14h-19h-23h
25-44 dias = 9h-17h-23h
45 dias = 9h-23h

Depois aprendi que os passarinhos são todos diferentes LOL

A segunda tabela é a que continuo a seguir mas regra geral apartir dos 38 dias posso eventualmente muda-los para uma gaiola individual (com uma mantinha para se aquecerem) e reduzir a pápa de 3x ao dia, para 2x ao dia (depende da aceitação das sementes). As sementes vou introduzindo aos poucos, quando entram na fase de pápa 3x ao dia. Ofereço também agrião, maça, banana, gema de ovo e de vez em quando bolacha maria.

Usamos durante bastante tempo a Nutribird A21 e A19 da Versele-Laga, por acharmos que é um alimento completo e equilibrado. Mas recentemente mudamos para a Tropican Mash Hand Feeding Formula da Hagen. É diferente mas os passarinhos parecem gostar muito mais desta.

A água da pápa deve ser previamente fervida por cinco minutos ou então deve usar-se água engarrafada, nós fervemos a água. Deixa-se arrefecer e reserva-se num recipiente fechado.

São alimentados com uma sonda que injecta comida directamente no papo. Apesar de ser o método mais perigoso e que não aconselho a quem não tenha experiencia, para mim é o mais prático porque faço criação de muitos passarinhos ao mesmo tempo, nunca menos de 15. De qualquer das formas, faço-o devagar e deixo-os muitas vezes vir ao bico da sonda para comer a pápa em vez de a injectar, tal como se se tratasse de uma colher :) a sonda para mim é muito versatil mas torno a repetir, é preciso saber manusear pois qualquer passo em falso, pode provocar lesões e até mesmo a morte. Existem as sondas de plástico e as metálicas, eu uso uma metálica que se encaixa numa seringa. Tenho duas medidas, uma para os passarinhos pequenos e outra para os maiores.

Não convém encher o papo demasiado, é preferivel alimenta-los mais vezes ao dia.

Higiene
  • Em cada refeição, lavam-se os utensilios de alimentação manual (copos, medidas, seringas, colheres, varetas, etc). Podem esterilizar-se as seringas e varetas, nós usamos um produto anti-bacteriano para limpeza.

  • Cada vez que se alimenta as aves, faz-se a higiene do espaço onde estão, mudam-se jornais/aparas de madeira/etc. Lavam-se incubadoras se houver necessidade.

Socialização

  • Para onde vou levo um passarinho. Isso ajuda-os a habituarem-se ao exterior e ás pessoas.

  • Ficam na cozinha e na estação de criação, que são espaços mais quentes e onde eu passo bastante tempo, o que lhes permite um constante contacto visual com humanos.
  • Entre refeições brincam connosco na sala ou na estação de criação, passeiam. Jogamos ao berlinde, brincamos com papel, corda, pauzinhos, etc.

  • São hiper-mimados :)

  • Cada um tem o seu nome individual, cada um é unico cá em casa!

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo blog, e pelo lindos agas que têm. Eu tenho seguido este blg, porque estou a pensar retirar crias aos meus fishers para criar a mão. Este post ajuda-me bastante,mas gostava de saber (se possivel)uma coisa que ainda não vi mencionares no blog.
Onde colocas os passaros depois de os retirares dos pais ? se puderes colocar fotos ou dicas, sobre a "incubadora" , agradecia. Muito Obrigado, e mais uma vez os meus parabens.

BicoCurvo disse...

Boas,

"Usamos durante bastante tempo a Nutribird A21 e A19 da Versele-Laga (...)recentemente mudamos para a Tropican Mash Hand Feeding Formula da Hagen."

Eu tenho usado sempre a primeira mas fiquei curioso. Porque mudaram de pápa?

Parabéns pelo blog.
Cumprimentos.

Silvia Agarus disse...

Mudamos de pápa porque a da Tropican, em termos de qualidade/quantidade/preço é a que melhor se adequa ao nosso caso e como é boa em termos nutricionais e os passarinhos gostam, mudámos.